O que é o BRC?

20190509_143506_HDR__Largo_-removebg-preview

O BRC é...

Para contextualizar o BRC é agora denominado o BRCGS, é uma marca que gere vários referenciais de certificação.

O BRC antigamente chamava-se British Retail Consortium e é uma empresa fundada já em 1996 por cadeias de supermercado ou em português retalhistas ou em brasileiro varejistas com o objectivo de melhorar a monitorização dos seus fornecedores das cadeias de supermercado.

Depois de muitas alterações da sua orgânica em Fev 2019 foi anunciado que a marca BRC foi substituida por BRCGS que quer dizer Brand Reputation Compliance Global Standards .

Como disse a empresa BRCGS gere muitos referenciais de certificação tal como segurança de alimentos, embalagens e materiais de embalagens, armazenamento e distribuição, retalho, agentes e correctores, entre outros conforme as imagens que podem ver aqui e esses referenciais são a referência para os seus fornecedores de boas práticas que os fornecedores devem seguir de modo a garantir que os produtos comprados por essas cadeias de supermercado sejam de melhor qualidade e também com uma garantia de segurança.

 

Estas normas em si são voluntárias, quer dizer que não há nenhuma obrigação legal de eu cumprir estas normas apesar de na sua orgânica estarem muitos requisitos legais mas não é obrigatório por lei para eu implementar estas normas tal como o HACCP apesar de muitas vezes ser um requisito obrigatório para o fornecedor fazer parte de uma cadeia de supermercados ou de um grupo.

Neste caso passa a ser obrigatório. 

Catarina Quina Ribeiro

A minha experiência de mais de 15 anos no desenvolvimento e implementação de sistemas de segurança alimentar em várias empresas do setor agro-industrial em Portugal permitiram que as empresas obtivessem com sucesso a certificação em vários esquemas e como consequência terem acesso a mercados internacionais e de exigência elevada.

A atividade como auditor interno em várias empresas, em auditar vários referenciais reconhecidos GFSI como BRC, IFS, GLOBALG.A.P. e também de vários referenciais privados de grandes cadeias de distribuição (ex.: Tesco, Sonae, Walmart, Marks & Spencer, etc.) contribuiu o desenvolvimento de uma cultura de segurança alimentar e de melhoria continua.

A minha experiência abrange agro-indústrias como produção primária.

Tenho as competências necessárias para a minha atividade como formador qualificado para formação de temas diversos como HACCP, BRC, Food Defense, Food Fraud, GLOBALG.A.P., Higiene e Segurança Alimentar, etc.

Ao longo destes anos, continuei a receber formação de modo a manter os meus conhecimentos atualizados e em linha com as novas tendências e linhas de pensamento no que diz respeito à segurança e qualidade dos produtos alimentares. 

Subscreva para receber conteúdos exclusivos para começar a implementar o BRC sem medo

Apenas enviaremos informações relacionadas com o BRC, não enviamos spam.